Fiel e inovadora, nova versão de Rubi supera todas as expectativas


Produzida pela Televisa, a nova versão de Rubi estreou em 2020 no México, porém chegou no dia 14 de junho no catálogo da Globoplay. Com muitos tendo medo de estragar a versão de 2004 estrelada por Bárbara Mori, a nova Rubi mostrou que as duas novelas merecem ter seu espaço mesmo tendo um enredo semelhante.

No formato de série-novela com apenas 26 capítulos, a história de Rubi (Camila Sodi) continua seguindo a mesma, uma jovem universitária que chama atenção por sua extrema beleza e sensualidade se mostra indignada por ter que viver na pobreza, e após prometer para si mesma ter uma vida melhor, ela decide se envolver com Heitor (Rodrigo Guirao), um jovem milionário que vai ao México conhecer Maribel (Kimberly dos Ramos), a melhor amiga de Rubi, na qual ficam noivos, porém a ironia do destino atrapalha a vida de Rubi após ela conhecer Alessandro (José Ron), um médico amigo de Heitor porém com péssima condição financeira. Porém com uma diferença. Ao mesmo tempo a novela mostra esse enredo, mas também mostra o futuro (20 anos depois) com Rubi mais velha contando a sua história para uma jornalista, e a história se segue no presente e no futuro.


O molde inicial é o mesmo da versão que todos conhecemos, porém como a série-novela tem poucos capítulos, Rubi precisou acelerar a história, o que acabou resultando no melhor acerto. Todos que assistiram a versão de Bárbara Mori sabem que os primeiros capítulos são mais uma introdução dos personagens, e que a grande reviravolta da novela demora para acontecer. Para se ter uma ideia, a reviravolta da novela, que é o momento em que Rubi trai Maribel e foge com Heitor, aconteceu no capítulo 4-5, diferente da novela de 2004 que aconteceu somente no capítulo 30-31. Uma grande mudança que facilitou muito o enredo.


Como o remake se passa nos dias atuais, a novela utiliza bastante o recurso de redes sociais e a mídia, o que contribuí para a história. Aqui, Rubi levou a sua história para todos os mexicanos, na qual acaba se tornando sua vida polêmica. Após a grande virada do enredo, começa basicamente uma nova história e a entrada de novos personagens: Lucas (Marcus Ornellas) um estilista famoso que vê a oportunidade de brilhar com Rubi, e Eduardo (Rubén Sanz), um príncipe da Espanha que também se encanta pela protagonista, e isso faz com que a história ganhe novos ares, nunca antes visto na novela exibida pelo SBT.

Uma novidade é que os personagens originais acabaram sendo enxurrados. Por exemplo: aqui não existe os tios de Heitor, os pais e a irmã de Alessandro, o núcleo da vila de Rubi (graças a Deus pois esse núcleo é horroroso e difere da história da original) e toda a fase que se passa em Cancún também não acontece, tudo para que a trama focasse nos personagens importantes para o andamento da mesma. A história do futuro também é uma outra novidade, e a cada capítulo nos faz perguntar o que aconteceu com Rubi? por que ela está naquela casa? quem é essa jornalista? Uma trama muito bem feita e amarrada. 


Acredito que todos os que tem dúvidas nesse remake é saber sobre Camila Sodi. O anúncio da atriz, que é sobrinha de Thalia, para a personagem chocou muitas pessoas, acreditando que a mesma não tinha beleza suficiente para interpretar "la descarada" ou que deveriam chamar uma outra atriz a altura do papel...ledo engano. Camila conseguiu chamar a atenção e se sobressaiu com Rubi. Conseguiu usar a sua beleza rústica ao seu favor e entregou uma personagem sarcástica, amorosa, inteligente e até mesmo debochada, posso dizer com todas as letras que esteve impecável. 


É claro que as comparações entre ela e Bárbara Mori aconteceram, afinal Bárbara imortalizou a personagem com sua atuação, beleza e sensualidade, sempre que ouvimos falar de Rubi lembramos de seu rosto, mas Camila acabou mirando em uma outra personalidade e defendeu brilhantemente sua Rubi.


Com José Ron a situação foi um pouco diferente. O grande amor de nossa protagonista foi aquele personagem que continuou na mesma, não impressionou em nada, mas também não fez feio. Alessandro continua sendo o mesmo Alessandro de 2004 interpretado por Eduardo Santamarina, um galã que era honesto, dócil e que seguia apaixonado por Rubi até o fim, nada de novo sob o sol.


Já com Kimberly dos Ramos surpreendeu. Tentando mirar um pouco diferente da Maribel de 2004 interpretada por Jacqueline Bracamontes, Kimberly esteve muito bem no papel da melhor amiga de Rubi que foi abandonada no altar, e de que tenta continuar a vida porém obcecada em querer que Rubi e Heitor se ferrassem pelo que fizeram a ela. Aliás devo dizer que o sarcasmo que a personagem obteve após a traição foi fantástica, o que rendeu altos momentos divertidos entre ela e nossa protagonista.


Com Rodrigo Guirao o processo foi bem diferente. Todo mundo que assistiu a novela sabe que Heitor era um louco apaixonado por Rubi e que tentou até mesmo trancafiar a própria esposa em determinado momento da versão de 2004, porém aqui a situação foi mais além. O Heitor que teve Sebastián Rulli no papel se mostrou inofensivo ao Heitor de 2020, as situações que o personagem cria são completamente insanas e ainda cria um debate sobre violência doméstica e as denúncias relacionadas à mulher. O ator esteve muito bem no papel e surpreendeu junto com Camila.

Mensão honrosa para: Mayrin Villanueva como Rosário, a mãe de Rubi; Tania Lizardo como Cristina, Ela Velden como Carla e Valery Sais como Fernanda.

A série-novela se mostra bastante fiel, com uma diferença em sua conclusão. O final é surpreendente e até mesmo emocionante, e em minha opinião acabou se mostrando superior em relação a versão de 2004. Não superou no final chocante que nossa eterna Rubi teve, mas conseguiu ter uma boa resolução final.


Rubi é uma nova versão muito bem-vinda para aqueles que querem reviver a icônica história de nossa "descarada". Se ainda quiserem saber, não superou a novela (até porque mesmo com os defeitos que a 'original' teve, sempre será eterna para nós) mas conseguiu apresentar um ótimo enredo e mostrou que merece um espaço em nossos corações. A série está disponível no Globoplay.


NOTA: 10/10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prometendo ser um novelão dramático, O Segredo de Feriha coloca drama até demais e tem fim decepcionante

Mesmo não sendo tão excelente quanto o primeiro, Outro Pequeno Favor abraça a sátira de crime e mistério com muito glamour

You - 2° temporada - Crítica - SEM SPOILERS