Prometendo ser um novelão dramático, O Segredo de Feriha coloca drama até demais e tem fim decepcionante
Eu não sou um grande fã de novelas turcas, mas eu gosto até. Adorei Fatmagul e Amor Proibido por exemplo, mas essa aqui comecei adorando e terminei na base do ódio.
O Segredo de Feriha teve seu fim recentemente no Canal Viva e definitivamente não vai me deixar saudades. O enredo de uma jovem pobre e filha de um zelador de um condomínio de luxo (que de luxo não tem nada!), se vê obrigada a mentir para todos da sua faculdade, dizendo que é rica e filha de milionários, é bem promissor, o que lembra um pouco novelas mexicanas como Rubi e Teresa, protagonistas-vilãs ambiciosas que desejavam ser ricas, mas no caso aqui a protagonista é boa, boazinha até demais... E se converte em uma chata, insuportável, enchendo o saco de todo mundo, e então todos começam a encher o saco dela também, e por aí vai. Nunca vi uma mocinha tão antipática como ela, tem vezes que tem que torcer o nariz pra gostar dela.
Quando ela se apaixona pelo mocinho playboy Emir, a trama fica interessante, mas depois enchia o saco na mesma hora. A todo capitulo ele ficava perto de descobrir a verdade sobre ela, e o roteiro ajuda pra que beneficie a ela, sempre. Eu entendo que precisa preencher história, mas não toda hora assim.
Quando ele finalmente descobre a verdade, vem a pior fase da novela. Ela correndo atrás dele, ele ignorando ela, ele ficando com várias e ela olhando as ficantes dele saindo do apartamento, chega a ser delirante e desnecessário tudo ali.
E quando ambos se perdoam, a protagonista volta a encher o saco, sempre achando algum defeito pro relacionamento não dar certo. E isso até estende até a reta final, onde entra o puro clichê de novela mexicana: envenenamento, atentados pra todos os lados, mil cenas de hospitais com eles internados, fugir de casa, sequestro, casamento arranjado, manicômio, ex-namorada, gravidez falsa, outra ex-namorada chata, e muito mais.
Uma sucessão de situações que aconteceram aqui, faz parecer que a trama é bastante movimentada, mas não foi. Fora as situações de machismo completamente ortodoxas. Eu sei que a Turquia é um país conversador, mas pra que os familiares da protagonista ficarem agredindo ela a todo instante quando descobrem uma mentira dela, ou uma situação onde acham que ela é uma "qualquer"? Não tem quem aguente.
E por falar em família, a dela é a pior. Nunca vi um núcleo tão ruim quanto esse. Atores sem carisma e personagens apáticos. Todos mereciam morrer.
A família do mocinho também não fica pra trás. Pais chatos e insuportáveis, não tem o que fazer ali a não ser brigar por situações com o filho.
Os amigos dos protagonistas também é outra situação. Até meteram um casamento a força ali no meio com outra personagem, mas não deu certo, encheu a paciência.
Os últimos capítulos são definitivamente os mais mal escritos que eu já vi. Uma fase de 3 anos acontece DO NADA por um engano que a protagonista ouviu do mocinho, e decide fugir dali. Ela volta rica (como ficou rica?), e tem dinheiro pra comprar ações do hotel (novamente, como?), e o roteiro não explica, fica ali mesmo. E o público que aceite aquilo.
O último capítulo então nem pareia ser último capítulo, as coisas só finalizaram faltando 10 minutos e ainda teve final aberto com a morte da Feriha, pois decidiram fazer uma continuação, só que SEM A PROTAGONISTA, devido ao fato da atriz ter compromissos na época e não poderia continuar. A ideia que fizeram: matá-la. QUE GENIAL!
Óbvio que o público detestou isso e a audiência foi ladeira abaixo na Turquia. O resultado? A temporada (chamada de O Caminho de Emir), foi cancelado após 13 episódios. E merecido. Disseram que ficou uma porcaria.
O Viva decidiu exibir o fim alternativo deles vivos e felizes, que nada mais é do que um trecho deles indo se casar, e eliminando os 10 minutos do último capítulo original. É até inteligente, mas ficou com sensação de estar devendo, e ficou, pois nenhum personagem teve um final fechado.
O Segredo de Feriha não é uma das piores novelas que já vi, longe disso, mas teve tanto problema, tanto personagem insuportável e tanta enrolação numa certa hora, que ela não merece ser vista novamente, tanto é que não teve uma repercussão sequer nas redes sociais. Definitivamente a trama flopou no Canal Viva, tanto que a novela terminou sem substituta e foi cancelado o horário das novelas estrangeiras às 20h30.
Parabéns Feriha, você morreu, mas levou a novela com você antes mesmo da sua morte. Não fará falta!
NOTA: 5/10 - ainda estou sendo generoso
Comentários
Postar um comentário