Vis A Vis - Crítica - SEM SPOILERS
Prisão, mortes, mistérios, assassinatos. Tramas mirabolantes que surpreenderam o telespectador. Dos mesmos criadores de La Casa de Papel, uma das maiores surpresas de 2019 para o público brasileiro, Vis a Vis.
Vis a Vis é uma série espanhola (todas as temporadas disponíveis na Netflix), que conta a história de Macarena Ferreiro (Maggie Civantos), uma jovem rica que se apaixona por seu patrão e acaba por ser presa, acusada de quatro crimes fiscais. Ela precisa enfrentar seu choque emocional e sobreviver à base de ameaças de detentas perigosas, inclusive de Zulema (Najwa Nimri), uma mulher que faz de tudo para fugir enquanto faz da vida de Macarena, um inferno.
A série se tornou um hit de imediato na Netflix, conquistando inúmeras pessoas. Muitos aliás, fizeram comparações com a série Orange is the new Black (original da Netflix), também, era impossível não fazer comparações: A menina loira rica que vai para a prisão; a detenta que faz de sua vida um desastre; sua vida começando a mudar drasticamente devido à sua estadia, relacionamento lésbico etc...porém desde o início Vis a Vis vai para o lado dramático e de suspense, enquanto OITNB vai para o lado de comédia dramática.
Poderiam até compará-la com uma típica novela mexicana, com inúmeras reviravoltas no enredo e plot twists incríveis que vidravam o telespectador até o último segundo. Claro que tinha cenas "chatinhas", todavia necessárias, quase não havia enrolações. Talvez um de seus problemas seja a duração dos episódios, muitos não agradam capítulos de 1 hora e meia, podendo ser desnecessário e feito apenas para encher linguiça, enquanto outros não ligam, fica para o critério de quem assiste, mas isso já não importava, a série já tinha conquistado o público.
Aqui teve de tudo: mortes, segredos, revelações, assassinatos, tudo que um novelão poderia ter, a cada episódio o telespectador já se via viciado e em querer maratonar todas as temporadas. E claro, também houve personagens carismáticas, como Cachinhos (Berta Vázquez), Saray (Alba Flores, a Nairóbi de La Casa de Papel) e Soledade (Maria Isabel Díaz Lago). Além de assuntos instigantes: Estupro, abuso de autoridade, violência, relacionamentos abusivos, direitos básicos negados de presidiárias etc. Assim como OITNB, temas que são a espinha dorsal de quem vê e não se importa com o que se passa em um presídio.
A série acabou sendo cancelada pelo Antena 3 após 2 temporadas, porém um tempo depois foi anunciada que a produção foi resgatada pela Fox España, ganhando mais duas temporadas. Isso fez com que houvesse reformulações no enredo e no elenco, e estava bem nítido, parecia uma série diferente, foi mais para o lado da violência, até o filtro da série havia mudado, ficando mais escuro (e mesmo assim na minha opinião, se tornou o melhor momento da série).
Enquanto alguns personagens saíam, novos entravam, pois não havia mais em como agregar aqueles personagens na atual situação e momento. O elenco principal felizmente continuou, todavia acabou ocasionando a saída da protagonista Macarena. Maggie Civantos estava ocupada em outra produção As Telefonistas (série original Netflix), e não teve opção a não ser abandonar e não participar das gravações da 3° e 4° temporada, retornando apenas na reta final.
Para o bem ou para o mal, Zulema acabou ganhando mais destaque com essa saída e se tornando a verdadeira protagonista. A essa altura, Macarena já não estava mais simpatizando algumas pessoas. Com algumas mudanças de caráter, acabou sendo considerada chata por muitos, e que inclusive, há quem diga que a série melhorou depois de sua saída. Zulema gerava raiva no início, porém pouco a pouco, acabou se tornando a favorita e ganhando até uma torcida para um final feliz. Naquele momento, Zulema era a alma da série.
Com um final perfeito e coerente, Vis a Vis se tornou uma das maiores surpresas que a Netflix trouxe em 2019 em seu catálogo, ela é boa para refletir que poderia ser qualquer de nós naquela situação, sobre nossas atitudes, e que poderia ser a história real de alguém que já passou ou passa por aquilo. Essa produção teve o que sempre deu certo em uma série: reviravoltas surpreendentes, e isso ninguém pode negar. E engana-se quem pensa que acabou. Mesmo finalizada, já foi confirmado um spin-off que se chamará Vis a Vis: El Oasis, com apenas Macarena e Zulema no elenco, mas nunca se sabe quem pode aparecer de surpresa.
NOTA 8/10
Comentários
Postar um comentário