Pretty Little Liars - Crítica - SEM SPOILERS







Uma série teen de sucesso nos EUA e por onde passa, que conquistou milhares de fãs no mundo todo e inclusive o dono deste blog, uma trama cheia de suspense, drama, assassinatos e muito, muito mistério. Essa é Pretty Little Liars.


Baseado na coleção de livros (16 exemplares) de mesmo nome, a série foi exibida entre 2010 e 2017 por 7 temporadas. Ela conta a história de Spencer (Troian Bellisario), Aria (Lucy Hale), Hanna (Ashley Benson) e Emily (Shay Mitchell), 4 amigas que começam a ser ameaçadas através de mensagens por um anônimo denominado "A" que quer revelar seus segredos, após a misteriosa morte de outra amiga delas, a megera Alison DiLaurentis (Sasha Pieterse). Com o passar do enredo, elas precisam descobrir quem matou sua amiga e desmascarar esse grande vilão.


Criada por Marlene King, a série se tornou um hit de imediato, conquistando inúmeros fãs. O roteiro é muito bem trabalhando e as personagens muito bem escritas e defendidas. Spencer é inteligente, graciosa e uma grande amiga, porém possui um segredo que envolve sua irmã e seu cunhado, nos fazendo se interessar cada vez mais em sua incrível personalidade. Aria é meiga, doce e faz qualquer coisa por quem ama, seus segredos são bem difíceis de lidar e se revelados, podem por alguém na cadeia. Hanna é a engraçada da série a certo ponto, bonita, carismática, possui problemas familiares, mas é uma garota forte e decidida. Seu sarcasmo e seu senso de humor nas horas erradas divertem muito. Emily é a mais carinhosa da série, protege quem ama e é solidária, mas com o passar do tempo a personagem começa a ficar chata e sem muito destaque a vista. Seus segredos envolvem seus sentimentos e tudo o que pode por em risco.


A história possui algo que chama a atenção: Suspense e mistério. É surpreendente o quanto ela consegue fisgar o público, nos fazendo querer assistir a mais um episódio, com plot twists surpreendentes e interessantes. A cada episódio que se passa, a série nos faz desconfiar de todos os seus personagens e de seu caráter, inclusive das próprias protagonistas. A pergunta que todos faziam "Quem é A?" fez o público ficar cada vez mais vidrado em tela.  Não é a toa que durante anos os fãs fizeram inúmeras teorias de quem poderia ser esse atormentador.






Uma das melhores coisas da série é a sua criatividade. Marlene deitou e rolou criando histórias interessantes enquanto "enganava" o telespectador com falsas pistas sobre quem era o grande vilão. A autora foi muito bem esperta e enrolou por várias temporadas a revelação. Mas ela sabia que não podia enrolar para sempre, e assim que revelou a identidade do perseguidor no final da 2 temporada, ela criou um novo A, só para ter mais temporadas e mais tramas para contar, porém isso não importava a esta altura do campeonato, a série já estava em seu auge, os fãs já tinham embarcado na história.



Para preencher mais e mais episódios e manter o suspense ainda em alta, Marlene acabou criando histórias mirabolantes: crimes, assassinatos, torturas psicológicas e tudo o que podem imaginar. A cada pista que as protagonistas tinham sobre quem poderia ser o perseguidor, no final do episódio elas voltavam 3 casas pra trás, com pistas e furos falsos só para enrolar o público. Por muito tempo essa ideia deu certo, até cansar.



Sabe aquela frase "tudo tem seu fim", pois então, Pretty Little Liars parecia não ter. Por volta da metade da 5 temporada, o público começou a perceber a enrolação que a série estava tendo, e pouco a pouco começavam a parar de assistir. A revelação parecia não chegar nunca, frustrando cada vez mais os fãs. Marlene logo percebeu a barriga na história e tratou de revelar o quanto antes o grande mistério que permeava desde a 3 temporada ( a revelação só aconteceu de fato no 10° episódio da 6 temporada). Com o final excelente e surpreendente da 5 temporada (vulgo o melhor momento da série), o enredo parecia novamente deslanchar na temporada seguinte, o que aconteceu aos poucos. Com a finalmente revelação de "A", a série havia chegado no momento perfeito para ser encerrada...senão fosse os 2 minutos finais.



Como a série já estava renovada até a 7 temporada, o elenco já estava mais velho e Marlene já havia encerrado a principal história, ela decidiu se reinventar da pior maneira possível, fazendo com que o enredo se passasse 5 ANOS DEPOIS e criasse um novo perseguidor (desta vez denominado A.D e definitivamente o pior vilão). Foi aqui que a série se perdeu de vez. Histórias sem sentido, casais completamente disfuncionais e sem nenhuma química, e inclusive as próprias protagonistas cansavam, o enredo já tinha se esgotado, a série não sabia para onde ir mais, e a cada episódio parecia não ter fim. E tudo isso na metade da 6 temporada, denominada por muitos como a pior temporada da série.




Com o início da 7 e felizmente última temporada, o show parecia ter encontrado o seu caminho até certo ponto e ter melhorado um pouco, mas a audiência caia mais e mais na reta final. Estava indo tudo bem para o encerramento, senão fosse pelo próprio. A revelação do 3° vilão pegou o público de surpresa, gerando raiva e insatisfação ao mesmo tempo. Com alguns furos e respostas mirabolantes para o motivo do "stalker" ter feito o que fez, a série teve um final completamente antipático. Não foi um final ao todo ruim, mas muito mal planejado e mal escrito, parecia que escolheram quem seria o vilão no último minuto.


Destaques para Lucy Hale, Ashley Benson, Shay Mitchell, todas tiveram imenso reconhecimento, principalmente Troian Bellisario. Sua Spencer teve imenso destaque oferecido pela autora (era bem nítido o favoritismo que Marlene tinha pela personagem e pela atriz), mas foi uma ótima personagem, muitos fãs inclusive, consideram ela como a alma e a dona da série. Menção honrosa para Janel Parrish como Mona Vanderwaal, perfeita do início ao fim, tanto na atuação quanto a personagem (assistam e verão o porque).


Pretty Little Liars é uma ótima série, é envolvente, possui casais shippáveis, uma abertura completamente icônica que nos faz cantar sempre na hora que passa, e um mistério arrasador que nos faz querer maratonar todas as temporadas. Seu único defeito é não saber parar e pensar somente no sucesso como muitas produções, pois se tivesse encerrado na hora certa, seria mais do que perfeita.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prometendo ser um novelão dramático, O Segredo de Feriha coloca drama até demais e tem fim decepcionante

Mesmo não sendo tão excelente quanto o primeiro, Outro Pequeno Favor abraça a sátira de crime e mistério com muito glamour

You - 2° temporada - Crítica - SEM SPOILERS